Em 2024, as tendências em arquitetura e urbanismo revelaram um novo olhar sobre os espaços, com foco em funcionalidade, adaptabilidade e sustentabilidade.

É perceptível que a arquitetura está sempre evoluindo ao longo dos anos, se adaptando às necessidades e mudanças tecnológicas. O uso da criatividade foi de suma importância para acompanhar as transições, sempre aproveitando do avanço das ferramentas e possibilidades.

Tudo isso moldou a forma como vivemos e esperamos de cada ambiente, despertando o interesse sobre novas estratégias e desafiando arquitetos a identificarem oportunidades para criar soluções que tratem tanto de espaço físicos quanto aspectos sociais.

Confira as práticas que deram forma a essas tendências:

Elementos naturais e biofilia

A necessidade de uma conexão mais profunda com a natureza definitivamente ganhou força e veio com tudo para orientar arquitetos e estabelecer as novas diretrizes. 

A decisão de integrar elementos naturais proporciona melhor qualidade do ar, redução da temperatura e se tornaram verdadeiras experiências sensoriais, trazendo aconchego e bem-estar para quem usufrui.

Como exemplo, podemos citar edifícios verdes, coberturas vegetais, fachadas vivas, ventilação e iluminação natural.

Espaços flexíveis

Essa tendência reflete a busca por soluções práticas e adaptáveis, que acompanhem as necessidades que estão em frequentes mudanças de acordo com as demandas dos usuários. A versatilidade ganhou destaque e trouxe consigo economia e agilidade nas transformações dos espaços. 

Veja alguns dos itens que podem ser escolhidos para montar locais com essa proposta.

Formas orgânicas

Móveis com formas orgânicas ganharam espaço em 2024 graças às suas curvas suaves, linhas fluidas e design inspirado na natureza, que trazem uma sensação de leveza e naturalidade aos ambientes. A graciosidade dos contornos evitam os ângulos rígidos, criando uma sensação mais acolhedora e convidativa.

Esses móveis são ótimas opções para clientes que valorizam o design artístico e buscam um estilo moderno e fluido, tornando qualquer ambiente mais estiloso.

Você pode encontrar as formas orgânicas de diversas formas:

Tecnologia e automação 

A incorporação da tecnologia em ambientes residenciais e corporativos tornou-se uma realidade devido à constante evolução das funcionalidades, aliada à necessidade de construções e soluções inteligentes que conseguem aumentar o dinamismo e eficiência das tarefas do dia a dia.

Dentre eles, podemos citar:

As tendências de arquitetura e urbanismo têm se encaminhado para um cenário em que a preocupação é ser, ao mesmo tempo, inovador e consciente. Por isso, esses avanços em tecnologia e automação agregam valor aos projetos arquitetônicos, oferecendo soluções que respondem às necessidades de um mundo mais conectado e eficiente.

Sustentabilidade integrada

Com certeza, uma das pautas mais escolhidas em 2024 na arquitetura foi a sustentabilidade, tendo como preocupação principal desenvolver projetos com consciência e menor impacto ambiental. Aqui, os princípios ecológicos são integrados ao projeto desde o início, com objetivo de gerar menos resíduos, consumir menos e entregar construções com mais qualidade de vida para os usuários.

Os projetos sustentáveis são tendências da arquitetura e urbanismo que continua em ascensão e pode ser aplicado de várias formas:

Conclusão

As tendências em arquitetura e urbanismo em 2024 representaram uma mistura de inovação e sustentabilidade. Este ano, a construção e o planejamento urbano caminham para um futuro mais conectado, acessível e verde. Essas mudanças, impulsionadas por novos desafios e oportunidades, estão moldando a arquitetura para melhor, oferecendo uma nova perspectiva de como vivemos e interagimos.

Aqui na Varandas Arquitetura e Engenharia buscamos sempre nos manter atualizado sobre essas tendências para criar projetos que não só atendam às necessidades dos clientes, mas também contribuam para uma cidade mais sustentável e adaptável ao futuro.

Entre em contato e conheça mais o nosso trabalho.